Educação Física

Realização de Exercícios Físicos relacionados à saúde: condicionamento físico geral: treinamento aeróbio, muscular, de flexibilidade e hidroginástica. Atendimento coletivo ou personalizado.

Enfermagem

Atendimentos em enfermagem diversos como orientações para a puérpera e dos cuidados com o recém-nascido, coleta de papanicolau, identificação dos fatores de risco, realização de curativo entre outros.

Farmácia

Trabalhando juntamente com outras equipes os farmacêuticos irão realizar orientações sobre uso adequado de medicamentos, horário, dose, interações medicamentosas e reações adversas, possibilitando a redução de efeitos colaterais e danos causados pelo uso inadequado dos medicamentos, com um melhor resultado de seu tratamento.

Fisioterapia

O Curso de Fisioterapia oferece no CIS atendimento para crianças, adultos e idosos, os serviços oferecidos englobam orientação postural, avaliação, estimulação precoce, atendimento nas desordens neuromusculoesqueléticas cardiovasculares e pulmonares, treino das atividades de vida diária, assistência pré e pós-operatória, fisioterapia para queimados e para alterações cutâneas faciais e corporais, cinesioprofilaxia, reabilitação cardíaca e pulmonar além de hidroterapia para todas as idades.

Para todos os atendimentos há uma avaliação inicial e encaminhamento para área especifica.

Tratamentos Fisioterapêuticos Oferecidos

Fisioterapia Ortotraumatológica

Ortopedia é uma das especialidades mais frequentes no processo de reabilitação. Atua na recuperação da função e mobilidade, alívio da dor e prevenção das disfunções físicas de pacientes vítimas de lesões ou doenças. Estimula a independência do paciente para sua reintegração na comunidade ou o retorno ao trabalho.

Fisioterapia na Hidroterapia (piscina)

Recurso muito eficaz no processo de reabilitação dos mais diversos tipos de paciente, realizada em piscina aquecida, por meio de técnicas especialmente desenvolvidas para esta finalidade. Tem como objetivos prevenir doenças, promover e manter a saúde e reabilitar distúrbios funcionais do indivíduo, buscando correlacionar os aspectos envolvidos com o adoecimento que possam interferir na sua plena adaptação social.

 Fisioterapia Pediátrica

Com diferentes técnicas, visa o estimulo ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de todas as idades com alterações de natureza neurológica, ortopédica, doenças genéticas, cardiorrespiratórias, que necessitam do suporte da fisioterapia para estimular o desenvolvimento adequado, oferecer melhor controle postural, facilitar a locomoção e a independência em suas atividades diárias, favorecendo a inclusão escolar e a prática esportiva.

Fisioterapia Neurológica  (Adulto)

Reabilitação de alterações de origem neurológica como esclerose múltipla, doenças genéticas,  acidente vascular encefálico, entre outras. O tratamento tem como objetivos prevenir deformidades, diminuir padrões patológicos, prevenir instalação de doenças pulmonares, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reduzir a espasticidade, estimular as atividades de vida diária e, assim, otimizar a qualidade de vida do paciente.

Reabilitação Cardiopulmonar

Prática em reabilitação cardiovascular, pulmonar e metabólica, para melhora da qualidade de vida através de atividades adequadas e técnicas específicas, com foco nas seguintes patologias: Insuficiência Cardíaca Congestiva, hipertensão arterial sistêmica, pós cirurgia cardíaca, pós cirurgia pulmonar, Síndrome Metabólica, valvopatias, pós-infarto do miocárdio, diabetes tipo II, sem o uso de insulinoterapia,  DPOC, Pneumopatias.

Fisioterapia Dermatofuncional

O tratamento fisioterapêutico é destinado a pacientes com alterações de pele como vitiligo, psoríase e queimaduras, além de casos de pós-operatório de cirurgia plástica reparadora. Pré e pós-mastectomia.

Medicina

Consultas médicas em diferentes especialidades como ginecologia, obstetrícia, reumatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, clinica médica, pediatria, urologia, gastroenterologia e exames complementares (ultrassom e coleta de Papanicolau).

Naturologia

Atendimento semanal constituído de uma avaliação com uma visão integral do ser humano e a utilização de técnicas como aromaterapia, cromoterapia, acupuntura, técnicas de respiração e meditação, massagem, shiatsu, reflexologia, atendimento em piscina terapêutica, terapia floral e fitoterapia. Realizamos análise da íris dos olhos também chamada de iridologia.

Nutrição

No atendimento nutricional é realizada a avaliação nutricional, composta de avaliação antropométrica (averiguação de peso, estatura, percentual de massa magra e massa gorda), análise de exames laboratoriais (verificação dos valores de glicemia, triglicérides, colesterol total e frações…) averiguação dos hábitos alimentares, para então ser elaborado o  diagnóstico nutricional. A partir desse diagnóstico é elaborado um plano alimentar personalizado de acordo com as características individuais, tais como: peso, estatura, gênero, atividade física, estado fisiológico, estado patológico, bem como, as preferências e aversões alimentares.

O atendimento nutricional destina-se não só ao equilíbrio da dieta, por meio de uma alimentação saudável, como também para a prevenção e tratamento de doenças, tais como, obesidade/desnutrição, diabetes, hipertensão e dislipidemias (elevação do colesterol e/ou triglicérides).

Podologia

Atendimento individual completo com avaliação de marcha, testes de podoposturologia, análise dos exames complementares e laboratoriais, confecção e aplicação de órteses de silicone e plantares, prevenção e cuidados com fissuras nos pés.

Psicologia

Atendimento em psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação psicológica, orientação profissional, grupos de apoio e grupos de promoção de saúde e qualidade de vida para diferentes faixas etárias.

Quiropraxia

O atendimento de Quiropraxia é oferecido na Universidade Anhembi Morumbi desde 2003. Durante esses anos, mais de 5 mil pacientes foram atendidos, desde bebês até idosos. A Quiropraxia é uma profissão primária, ou seja, o paciente pode consultar-se com o quiropraxista diretamente, sem ter que ser encaminhado por outro profissional na área da saúde.

O atendimento de Quiropraxia é realizado por alunos estagiários do último ano do curso de graduação, sob a supervisão de um professor que participa ativamente do tratamento. Existe ainda a possibilidade de o paciente ser atendido por um profissional graduado.

Na primeira visita, o quiropraxista realiza uma avaliação do estado de saúde geral, incluindo exame físico e testes específicos. Os exames de imagem também são analisados, o que permite ao profissional elaborar uma hipótese diagnóstica e um plano de tratamento quiroprático adequado.

O quiropraxista procura na coluna do paciente por áreas que apresentem um funcionamento inadequado, causando uma limitação do movimento articular. Essas limitações podem levar a sintomas, causando desde uma simples dor nas costas até alterações importantes como formigamento, perda de força e rigidez.

A manipulação articular é a principal forma de tratamento utilizado na Quiropraxia. Esse procedimento, também conhecido como ajuste quiroprático, consiste em uma manobra rápida e precisa, que melhora a mobilidade e a função articular. O tratamento, entretanto, não se restringe aos ajustes. Quiropraxistas também são habilitados a orientar atividades do dia a dia, hábitos saudáveis, estilo de vida e postura ergonômica. Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.

A coluna vertebral deve funcionar perfeitamente para que a comunicação com o sistema nervoso central, que controla e coordena todas as funções do corpo aconteça de forma harmoniosa. Por isso o tratamento também pode e deve ser realizado de maneira preventiva, não apenas no momento da dor.